terça-feira, 23 de março de 2010

SHEEP CHIC

Olá gatos e gatas!
Hoje é nosso primeiro post sobre etiqueta e resolvi começar do começo, ou seja, vamos definir o que é  educação social. "Etiqueta é a formalidade no trato social. Pressupõe urbanidade e respeito no trato entre pessoas, tanto no contato social, quanto no envolvimento profissional. (NUNES, 1999, p. 139)".

Quando dizem que a educação vem de berço, isto não é uma mentira. Quisera eu que todas as pessoas falassem na entonação e altura de voz adequada, que fossem educadas e usassem as palavrinhas "mágicas": por favor, obrigado, não por isto, etc, que fossem mais polidas  nas suas atitudes. Isto não significa que precisam ser hipócritas, pois acredito que  não há  nada mais chique do que a espontaneidade. Pessoas que se apresentam a mim e que possuem  traços marcantes de personalidade me fascinam.E quanto ao fator chique, não significa que você , ou qualquer pessoa, tenha que usar roupas de marcas famosas, jóias caras e ter diversos zeros a mais na sua conta bancária, muito pelo contrário, existem pessoas com este perfil que simplesmente não possuem um pingo de educação. Isto é ser chique?
Certa vez fui a casa de uma senhorinha (mãe de uma moça que trabalhava com a minha mama) e qual não foi a  minha surpresa quando ela se apresentou e disse: "olha filha, minha casa não é de luxo mas aqui você vai ser tratada igual a todos os meus filhos", então fui colocada para compor a mesa (que ajudei a arrumar) , os mais novos comem primeiro, já que não havia espaços para todos, e depois os mais velhos. A comida , embora simples, muito gostosa e bem temperada, as pessoas se serviam com educação e se portavam , idem. Seguravam os talheres da forma correta, sabiam sentar na mesa, mastigavam de boca fechada (sempre, gente, por favor), etc. Sai dali  muito feliz e fiquei refletindo que, embora fossem pobres, aquelas crianças levariam para a vida uma riqueza sem fim.Esta senhorinha soube ser chique, a maneira dela, bem verdade.  Educação e finesse, estas sim, possuem valor em qualquer lugar do mundo. Seja rico, seja pobre, nada melhor do que sentir-se bem no ambiente, sem passar vergonha, sem frescuras.
Bem, acho que termino por aqui. Por favor, comentem os posts, sugiram temas, mandem fotos...
Ajuda galera!
beijinhos no coração.
by Ju Rocha