terça-feira, 13 de julho de 2010

Xô, academia !!!!


                               
Ainda estamos em pleno inverno e muita gente nem deve estar pensando nisso, mas basta chegar Setembro para as mulheres começarem aquele check list na frente do espelho. E o resultado é... academias lotadas, onde pessoas desesperadas esperam por um milagre em dois meses: o corpo perfeito! Nada contra academias, eu mesma já freqüentei algumas durante um bom tempo e não se pode negar que é um modo eficaz de ficar em forma, perder uns quilinhos e botar tudo no lugar. Fora que o ambiente é propício para amizades, paqueras, serotoninas, endorfinas etc, etc. Mas nem todo mundo pensa assim!

Para algumas pessoas o ambiente da academia não é assim dos mais agradáveis, a música alta de batidão provoca irritação nos tímpanos, bem como algumas conversas corriqueiras sobre peitos, bundas, suplementos, supinos, agachamentos... Sem contar o fato de que disputar o metro quadrado de uma academia quando o verão vai se aproximando pode ser uma tarefa hercúlea, que demanda paciência e resignação.

Por isso algumas pessoas buscam outras formas de ganhar um corpo legal, manter a forma e se divertir (por que não?). Pesquisamos aqui o que algumas mulheres andam aprontando como alternativa à academia, e descobrimos que há opções para todos os estilos.
   
  Dança do ventre - sensualidade em alta                            Shakira - Pioneira na inclusão da dança do ventre nos shows.

Se você procura soltar as cadeiras, perder a inibição e se divertir, dança é uma excelente opção. E tem pra todos os gostos, desde os ritmos de salão (super na moda por causa de programas relacionados ao tema), os ritmos que acompanham as estações (swing baiano, forro) mas também outras danças típicas como o flamenco, o afro e a dança do ventre. Samai Alcira, psicóloga e praticante de dança do ventre, conta os benefícios desta última no desenvolvimento da feminilidade: A dança do ventre é uma dança essencialmente feminina e apesar de muito sensual, nada tem a ver com erotismo ou apelo sexual como algumas pessoas acreditam.

Mas se bailar não faz seu estilo e você prefere algo com um pouco mais de impacto, e que de quebra, ajuda a liberar as tensões e soltar os bichos, saiba que tem muitas mulheres metendo as caras nas mais diversas artes marciais. Lilia Schintman está praticando Krav maga e já nota algumas mudanças: está me possibilitando um maior conhecimento e dominio do meu corpo.
                                       
                                                                                                  Krav Maga

Hoje revejo minhas potencialidades, limites (que tem sido ampliados) e medos. Isso, claro, tem repercutido na minhas atitudes frente aos meus desafios na minha vida de uma maneira geral, estou mais disponivel para me arriscar e acreditar na minha força pessoal. Além de, óbivio, ter um ganho de condicionamento físico e tônus muscular. Esta junção de ganhos físicos e psicológicos também é destacada pela estudante de veterinária Jussara Palma, praticante de Aikido: O que eu senti de melhora desde que eu comecei a praticar : Melhoria do tonus muscular, cordenação motora capacidade aeróbica, equilibrio emocional e harmonia de espirito(ah...isso não tem preço).
                                    
                                                                     Futebol feminino = satisfação e boa forma
Ainda existem aquelas mulheres que não freqüentam aulas regulares, mas criam grupos de atividades em conjunto, como é o caso de Renata Scavuzzi, que freqüenta um “baba” de meninas que ocorre ás quartas-feiras no prédio de uma amiga: É sempre muito bom porque a gente nunca fica só no baba, rolam sempre as fofocas: antes, durante e depois de jogar. E é incrível que, mesmo

com pouca frequência, eu sinto meu preparo físico melhorar, saio sempre com a sensação que malhei 'horrores'.Como não gosto de academia, pra mim o baba é sempre o programa ideal: funciona pra mim como uma espécie de terapia, saio com a mente e o corpo mais leves.

Então fugir da academia não é desculpa para não mexer o corpo. O negócio é achar a atividade que mais lhe agrada e começar. Os benefícios com certeza virão!